CMPC se une ao Conselho Gestor da Salvaguarda da Capoeira no repùdio à violência e ao assassinato do Mestre Moa do Katendê

Capoeira da Bahia repudia a violência fascista e o assassinato político do Mestre Moa do Katendê

O Conselho Gestor da Salvaguarda da Capoeira na Bahia, órgão que reúne capoeiristas e representantes institucionais de todo Estado da Bahia, vem por esta se manifestar diante do assassinato político do Mestre Moa do Katendê ocorrido em Salvador, na madrugada de hoje, 8 de outubro. Mestre Moa, um pacífico homem de 63 anos, foi assassinado pelas costas com 12 facadas por um eleitor do candidato Bolsonaro, após expressar apoio à candidatura e às políticas do Partido dos Trabalhadores (PT). Um crime de ódio que reflete o momento de caos ético e moral que tentam instaurar no Brasil. A cultura afro-brasileira sempre teve que lutar por sua sobrevivência, e a capoeira é um símbolo da resistência. Não podemos nos deixar enganar pelo discurso de ódio, violência e intolerância. Estamos em luto por Mestre Moa, e na luta por paz, liberdade e democracia.

A CAPOEIRA BAIANA NÃO ACEITARÁ O ÓDIO, A MORTE E O ARMAMENTO DA POPULAÇÃO COMO FERRAMENTA POLÍTICA E DE CAMPANHA

Romualdo Rosário da Costa, mais conhecido como Mestre Moa do Katendê, nasceu em 1954 em Salvador (BA). Foi capoeirista, compositor, dançarino, percussionista, artesão e educador. Aluno do Mestre Bobó e Ogan do Ilê Axé Omin Bain, localizado em sua comunidade, o Dique Pequeno. Em 1977 consagrou-se campeão do Festival da Canção Ilê Aiyê, o primeiro bloco afro do Brasil, e em 1978 fundou o Afoxé Badauê, que marcou a história do carnaval baiano. Em 1995 criou, com amigos e parceiros, o grupo de afoxé Amigos de Katendê, que desenvolve trabalhos em diferentes regiões do Brasil e do mundo.

“Capoeira é tudo que move. É uma cultura rica, uma cultura dos ancestrais que eu procuro, sempre que posso, cultuar, zelar, transmitir conhecimentos” – Mestre Moa do Katendê, 1954-2018.

O enterro será hoje, 08/10, às 16:30, na Ordem Terceira de São Francisco, Baixa de Quintas, Salvador – BA