Em sua 17ª reunião ordinária realizada na terça-feira (21) no Teatro Gregório de Mattos, o CMPC recebeu o coordenador presidente do afoxé Bamboxê, Almir Odun Ará, atuante no Nordeste de Amaralina, que apresentou uma proposta de realização de seminário no bairro para discutir o Sistema Municipal de Cultura (SMC).
A proposta, elaborada juntamente com integrantes do programa Ação Griô e Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), visa a incluir a comunidade do Nordeste de Amaralina nas discussões sobre o processo de implementação de dois importantes instrumentos que integram o SMC, a saber, o Plano e o Fundo Municipal de Cultura.
Entre as ações propostas, destaque para a apresentação das políticas culturais já implementadas em Salvador, como os editais, leis de fomento, entre outros, e a construção conjunta com a sociedade civil de um calendário de eventos que promovam o diálogo entre os agentes do campo da cultura, representantes da administração municipal e estadual, universidades e o CMPC.
A solicitação foi encaminhada à Comissão Temática de Formação Cultural, composta pelo presidente Freitas Madiba, e pelos/as conselheiros/as Joelice Braga (SMED) e Valcy Silva (SEMUR), que irá estudar a proposta e dar os encaminhamentos ao pleno na próxima reunião, a ser realizada no dia 18 de abril.
A reunião contou também com a participação de Marcio Cayres, ex-presidente do Conselho Estadual de Cultura e coordenador do ponto de cultura Grãos de Luz e Griô, localizado na cidade de Lençóis.