01_08_2017_Hotel Castro Alves_Foto_Jefferson Peixoto_Secom_Pms 19

Um símbolo da região da Barroquinha e que já bastante degradado vai dar lugar à nova sede da Fundação Gregório de Mattos (FGM) e do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC). O projeto de recuperação do imóvel do antigo Hotel Castro Alves e três estruturas anexas terá os detalhes divulgados pelo prefeito ACM Neto e do presidente da FGM, Fernando Guerreiro, nesta quarta-feira (2), às 15h, no Espaço Cultural da Barroquinha (defronte à Praça Castro Alves). Também estarão presentes representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), demais autoridades e representantes da classe cultural.

Realizado em parceria entre a Prefeitura e Iphan por meio do programa PAC Cidades Históricas, o projeto contará com investimento de R$9,5 milhões, sendo R$1,5 milhão já aplicados pela administração municipal no processo de desapropriação. O Iphan já deu início às ao trabalho de limpeza do local.

Além de abrigar a sede da FGM e do CMPC, o equipamento prevê a instalação de um café-teatro; espaço para cursos, oficinas e ensaios; reserva técnica e auditório e a sede dos  Consultivo do Patrimônio Cultural (CCPC).

Com isso, a intenção é transformar o local em um complexo cultural, que envolve os já existentes Espaço de Cinema Glauber Rocha, o Espaço Cultural da Barroquinha e o Teatro Gregório de Mattos (TGM). A ação faz parte do programa Salvador 360, eixo Centro Histórico, que deverá ser lançado ainda neste mês de agosto.

Uma resposta para “Prefeitura divulga hoje projeto de recuperação de imóvel que abrigará a sede do CMPC