CMPC participa ativamente do processo de construção do Plano Municipal de Cultura

Está em andamento o processo de construção do Plano Municipal de Cultura de Salvador (PMC), sob responsabilidade da Fundação Gregório de Mattos (FGM). O documento integra o Sistema Municipal de Cultura como instrumento de planejamento estratégico, de duração decenal, que organiza, regula e norteia a execução da política municipal de Cultura, conforme consta na lei nº 8551/2014.

O Conselho Municipal de Política Cultural está participando ativamente do processo desde o seu início, com a elaboração do Diagnóstico Cultural de Salvador e por meio de discussões nas reuniões ordinárias. Além disso, o órgão colegiado conta com a atuação de Conselheiros titulares e suplentes representantes da sociedade civil e do poder público na Comissão de Articulação para a Elaboração do PMC, composta também por técnicos da FGM, a qual confere a legitimidade do processo mediante construção democrática. As atividades são coordenadas pela consultora e gestora cultural Kátia Costa, com vasta experiência em implantação de planos municipais de cultura e em formação de gestores na área.

Entre as atribuições do CMPC, destacam-se a mobilização de agentes culturais da sociedade civil em torno no plano; o acompanhamento, proposição e validação dos conteúdos produzidos ao longo do processo de construção; bem como a participação nos encontros presenciais com a sociedade civil e na consulta pública online, entre outros.

Audiência Pública: Na próxima quinta-feira (20), às 14h, acontece no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador audiência pública para discutir o Plano Municipal de Cultura. O evento será promovido pela Comissão de Cultura da Casa Legislativa em parceria com a FGM, e terá como objetivo dar conhecimento aos vereadores e à sociedade sobre o andamento dos trabalhos da Comissão de Articulação para Elaboração do Plano e sobre o Diagnóstico do Desenvolvimento Cultural de Salvador. Além disso, pretende colher informações adicionais para a conclusão do plano.

Comissão de Articulação: Confira abaixo a lista dos Conselheiros Municipais que integram a Comissão de Articulação para a Elaboração do Plano Municipal de Cultura:

Conselheiros Titulares

Isabela F. Azevedo Silveira: Teatro
Jadson Santos do Nascimento: Cajazeiras
Evandro Ramos dos Santos: Cidade Baixa
Ian Mariani Oliveira: Diretoria Geral das Prefeituras-Bairros
Etenoel Santos da Cruz: Cultura Popular
Eduardo Nascimento Matos: Circo

Conselheiros Suplentes

Isa Maria Trigo: Cabula – Tancredo Neves
Daniele Pereira Canedo: Barra – Pituba
Walter de Oliveira Pinto Junior: Secretaria Municipal de Gestão (SEMGE)
Ivam da Silva Almeida: Subúrbio – Ilhas
Cristina Maria Alves de Jesus: Itapuã – Ipitanga

Também integraram a Comissão a Conselheira Titular do território Liberdade – São Caetano, Lucilene Santos, e José Marcelo Rios, que foi Conselheiro Suplente de Música, mas agora não integra mais o CMPC.